Raíssa Tâmisa é cineasta formada pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ. Possui formação também em Teatro pela UFRN, com foco em encenação e dramaturgia. Concluiu graduação em Comunicação Social pela UnP/RN onde realizou campanhas publicitárias como redatora e diretora de criação.

Em 2013 mudou-se para o Rio de Janeiro para fazer especialização em direção cinematográfica pelo IBAV (Instituto Brasileiro de Audiovisual) através da ECDR (Escola de Cinema Darcy Ribeiro). Seu primeiro trabalho autoral, o curta metragem Vim (2014) em que assina roteiro e direção, foi selecionado no festival Curta Criativo concorrendo nas categorias melhor curta metragem e júri popular. 

A partir de então, trabalhou seguidamente em diferentes áreas do cinema em sets de curtas e médias metragens, seriados e web séries; como assistente de direção, editora, continuísta e preparadora de elenco.

Seu último trabalho autoral como roteirista e diretora foi o curta metragem, Tiro no pé, exibido na Sala de Projeção Ruy Guerra. O filme foi convidado para exibição no Teatro Maison de France e selecionado pro Festival de Petrópolis/RJ em dezembro de 2016. No elenco estão os atores Pedro Nercessian, Fernanda Welter e Ricardo Martins.

​Em 2017 o Tiro no pé foi selecionado para os festivais Circuito Penedo de Cinema/AL e Comunicurtas em Campina Grande/PB.
​Em janeiro de 2018 o filme foi selecionado para o CINE CARIRI/CE onde recebeu o prêmio de Melhor Montagem
O filme continuou em circuito estando entre os selecionados do V Festival O CUBO de Cinema/RJ e no Festival de Cinema de São Thomé das Letras/MG e integra atualmente a programação do canal Rede Minas. 

​Trabalhou como preparadora de elenco, assistente de direção e montadora do média metragem Regalo de Ricardo Martins, com estreia em 2018. O filme continua circulando e já foi premiado em diversos festivais pelo país. Atualmente, é exibido na programação do Canal Brasil e da Rede Minas. 

Em 2019, ministrou a oficina Direção de atores para Cinema em parceria com o ator Ricardo Martins a convite do Festival Primeiro Plano em Juiz de Fora/MG. Também em 2019, dirigiu, fotografou e montou o making of da faixa musical Bolero de Criolo de Begèt de Lucena & Ney Matogrosso.

Em 2020, lecionou audiovisual para crianças e adolescentes no projeto social Gamboa em Casa do Instituto Galpão Gamboa/RJ. Em 2021 dedicou-se à publicidade com edição de vídeo para 'monstros' de campanhas nacionais. Em 2022, seguiu trabalhando com publicidade e, em paralelo, realizou no Rio Grande do Norte o documentário da Revista Preá -  Edição Carnaúba Dos Dantas.

Atualmente, trabalha como fotógrafa e videomaker na cidade de Viseu em Portugal. O Estúdio Tâmisa é o seu mais novo projeto que pretende reunir todas as suas áreas de atuação em um espaço só. 
Back to Top